
21 Abr Diogo Alvim
Diogo Alvim

Diogo Alvim é um artista sonoro, compositor e arquiteto português cuja prática transdisciplinar investiga as interseções entre música, arquitetura e artes visuais. A sua obra abrange composições instrumentais e eletroacústicas, instalações sonoras site-specific, performances e colaborações com artistas visuais, coreógrafos e encenadores.
Licenciado em Arquitetura pela FAUL (2004), concluiu posteriormente a Licenciatura e o Mestrado em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (2009 e 2011). Obteve o grau de Doutor em Composição e Artes Sonoras pelo Sonic Arts Research Centre da Queen’s University Belfast (2016), com a tese Music Through Architecture – Contributions to an Expanded Practice in Composition.
A sua prática artística investiga a composição sonora como ferramenta de exploração espacial e material, tendo desenvolvido projetos como “Campo Próximo” (com Matilde Meireles), “Canção Nova” (com André Guedes) e “Os Passos em Volta” (com Joana Braga). Tem colaborado com artistas e companhias de dança e teatro como Tânia Carvalho, Paula Diogo e Miguel Pereira. É co-coordenador do programa de investigação artística Expansive Territories, desenvolvido na OSSO – Associação Cultural.
Atualmente, é docente convidado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), onde leciona nos cursos de Som e Imagem, e investigador integrado no CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade NOVA de Lisboa.