
16 Abr Sound It: erosÃo – Memórias Supraterrâneas I

Sound It: erosÃo – Memórias Supraterrâneas I
Siga-nos:
Spotify
Apple Podcasts
A residência erosÃo é fruto da criação que nasceu da colaboração entre Filipa Cordeiro, Francisco Petrucci e Astvaldur Thorisson. Na semana de 7-14 de Agosto de 2022, produziram-se 3 programas, ou 4 peças sonoras no total: Rio Seco, Ponte 25 de Abril, e Memórias Supraterrâneas, este último com dois episódios. Cada peça foi construída através uma mistura peculiar dos modos de pesquisa e produção empregados, e da expressividade poética, cuja inefabilidade é o meio perfeito para comunicar o imperfeito, o inacabado, o enterrado ou que se move e se apresenta ainda talvez sem nome mas não sem ressonância. São estes momentos, histórias, canções, vozes, melodias, do tempo vivido, do tempo de lugares, espaços e coisas que encontrámos, e que evocamos então sonoramente, como pequenos grãos de uma realidade constantemente em construção e em erosÃo.
Sound It leva a residência da Rádio Antecâmara para a Garagem Sul no CCB. Com uma vasta programação ao longo de seis meses, o estúdio recebe inúmeros convidados, e é por meio de diálogos entre arquitetos, artistas, designers, e nas conversas com poetas ou paisagistas, entre os interlúdios feitos de sons e de música, que a Rádio Antecâmara observa mais de perto a nossa contemporaneidade.
Sound It explora os modos através dos quais o som constrói e modela a perceção e experiência espacial. Transcendendo a dimensão visual e indo além da acústica, Sound It aprofunda as dimensões percetiva, narrativa, emocional e referencial do espaço. É uma viagem subjetiva à descoberta de uma arquitetura invisível, de um espaço percebido sonoramente, de um lugar audível e emocional.
A palavra é o vírus da rádio, o som é a matéria do espaço.