
16 Abr Sound It: Cinediálogos, In Medias Res com Luciana Fina

Sound It: Cinediálogos, In Medias Res com Luciana Fina
Com: Luciana Fina | Por: Alessia Allegri, João Galante, Pedro Campos Costa
Siga-nos:
Spotify
Apple Podcasts
Cinediálogos de Luciana Fina, In Medias Res
CINEMA NA RÁDIO, ARQUITECTURA NO ECRÃ
CINEDIÁLOGOS
“Un cinéma est un hangar noir judicieusement disposé où est donné un spectacle nouveau” Robert Mallet-Stevens, 1924
Deixemos que sejam os sons a sugerir as imagens. A matéria sonora dos filmes revela-se na rádio em toda a sua riqueza e capacidade imagética.
Neste ciclo de Cinediálogos ouvimos materiais sonoros cinematográficos e conversamos com os realizadores convidados. Os filmes falam-nos de caminhos da arquitectura e do urbanismo em momentos críticos e de grande viragem na história do país.
O cinema e a arquitectura nunca deixaram de se interpelar mutuamente, interrogando a modernidade, abordando e intervindo na complexidade do real, projectando o espaço, experienciando o tempo. E, ao interrogar a Arquitectura, o Cinema procura questionar também a sua linguagem.
Sound It leva a residência da Rádio Antecâmara para a Garagem Sul no CCB. Com uma vasta programação ao longo de seis meses, o estúdio recebe inúmeros convidados, e é por meio de diálogos entre arquitetos, artistas, designers, e nas conversas com poetas ou paisagistas, entre os interlúdios feitos de sons e de música, que a Rádio Antecâmara observa mais de perto a nossa contemporaneidade.
O programa recebe entrevistas e conversas gravadas no dia de inauguração da exposição e futuros programas, resultado da integração de novos elementos na Rádio através da Open Call.
Sound It explora os modos através dos quais o som constrói e modela a perceção e experiência espacial. Transcendendo a dimensão visual e indo além da acústica, Sound It aprofunda as dimensões percetiva, narrativa, emocional e referencial do espaço. É uma viagem subjetiva à descoberta de uma arquitetura invisível, de um espaço percebido sonoramente, de um lugar audível e emocional.
A palavra é o vírus da rádio, o som é a matéria do espaço.