
15 Abr Sound It: As Cidades Invisíveis no CCB, o best of

Sound It: As Cidades Invisíveis no CCB, o best of
Com: Amândio Pinheiro | Por: Alessia Allegri, João Galante, Pedro Campos Costa
Siga-nos:
Spotify
Apple Podcasts
As Cidades Invisíveis de Amândio Pinheiro: o best of
As cidades são-nos apresentadas quase sempre através de uma anomalia, que constitui o seu carácter identitário.
É a formação, ou melhor, a deformação, o desvio, que ao longo do tempo lhe foi estilando características que a distinguem de todas as outras cidades. A série, a acumulação desses incidentes e anomalias, nos séculos ou milénios, conferem-lhe a individualidade que a torna reconhecível não só a quem nela vive, mas sobretudo aos que a visitam como Marco Polo, ou ouvem falar dela como Kublai Khan.
Amândio Pinheiro convidou vários atores e alguns arquitetos para lerem extratos da incomensurável obra de Italo Calvino que dá nome ao programa.
Sound It leva a residência da Rádio Antecâmara para a Garagem Sul no CCB. Com uma vasta programação ao longo de seis meses, o estúdio recebe inúmeros convidados, e é por meio de diálogos entre arquitetos, artistas, designers, e nas conversas com poetas ou paisagistas, entre os interlúdios feitos de sons e de música, que a Rádio Antecâmara observa mais de perto a nossa contemporaneidade.
O programa recebe entrevistas e conversas gravadas no dia de inauguração da exposição e futuros programas, resultado da integração de novos elementos na Rádio através da Open Call.
Sound It explora os modos através dos quais o som constrói e modela a perceção e experiência espacial. Transcendendo a dimensão visual e indo além da acústica, Sound It aprofunda as dimensões percetiva, narrativa, emocional e referencial do espaço. É uma viagem subjetiva à descoberta de uma arquitetura invisível, de um espaço percebido sonoramente, de um lugar audível e emocional.
A palavra é o vírus da rádio, o som é a matéria do espaço.