Três Casas para a Humanidade: Casa de Ar

15.04.2022 → 24.04.2022

Três Casas para a Humanidade: Casa de Ar

Três Casas para a Humanidade: Casa de Ar

O projeto CASA DE AR é o terceiro de uma trilogia de instalações (CASA DE ÁGUA, CASA DE TEMPO e CASA DE AR).

A CASA DE AR problematiza aquilo que já sendo o presente, dominará o futuro da Humanidade – a cada vez maior virtualidade da vida de todos nós. Das redes sociais aos videojogos, avançamos para um mundo progressivamente mais virtualizado (e.g., experiências imersivas). Se a contemporaneidade decorre já em grande parte de forma virtual, a preponderância da experiência virtual (por oposição à real) tenderá a crescer.

Este novo domínio da vida em sociedade – o da virtualidade, chamemos-lhe AR – é dominado por um conjunto restrito de interlocutores, monopólios privados que obedecem a interesses outros, não necessariamente ao interesse público. É da necessidade de se urbanizar o AR, o conjunto da experiência virtual que assume cada vez maior preponderância na contemporaneidade, que o projeto da CASA DE AR se ocupa.

A CASA DE AR é um projeto imersivo em colaboração entre o artista visual Rui Soares Costa, o arquitecto Pedro Campos Costa e o artista multimédia, performer e coreógrafo João Galante, realizado no âmbito do Programa GARANTIR CULTURA – República Portuguesa – Ministério da Cultura.

Outras Exposições