17 Fev Luciana Fina
Luciana Fina
Luciana Fina, nasceu em Itália, vive e trabalha em Lisboa desde 1991. Cineasta e artista, tem desenvolvido um extenso corpo de trabalho para sala de cinema, museus, galerias e palco.
Após uma longa colaboração com a Cinemateca Portuguesa na programação, realizou o seu primeiro filme em 1998, integrando a geração que deu nova vida ao documentário em Portugal. Entre 2002 e 2003, com a instalação CCM na Fundação Gulbenkian e o tríptico CHANTportraits no Museu do Chiado, focando os temas das migrações e do retrato, deu início ao seu percurso em espaços expositivos.
Os seus filmes, instalações fílmicas e site-specific são apresentados internacionalmente em festivais de cinema e exposições. O seu trabalho está representado na Colecção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian e Nouveaux Medias do Centre Georges Pompidou.
O documentário In Medias Res, sobre o pensamento e a obra de Manuel Tainha, recebeu em 2014 o prémio Melhor Filme Português do Arquiteturas Film Festival e a Menção Honrosa do Temps d’Images Film on Art Award.
Em 2021 apresentou um novo trabalho de instalação, Andrómeda, numa exposição individual nas Carpintarias de São Lázaro / Festival Temps d’Images.
