HOMELAND | News from Portugal | 10 anos

HOMELAND

04/10/2024
→ 06/12/2024

Faz agora dez anos, 2014-2024, da 14ª Representação Portuguesa na Biennale di Architettura di Veneza, onde Portugal foi representado pelo projeto Homeland, News from Portugal. A representação portuguesa teve a curadoria de Pedro Campos Costa que propôs um formato expositivo não convencional, não apenas pela forma de comunicação (jornal), mas também pela inédita reflexão crítica sobre o tema da habitação, reflexo social e cultural das vidas que abriga. Embora a habitação não estivesse incluída na agenda mediática era a base dessa reflexão sobre a crise social e económica do momento.
Em 2014 foram lançados três números do jornal, que foi distribuído por várias máquinas de distribuição localizadas no Arsenal. Deste modo, cada visitante passava e recolhia o jornal, fazendo com que a representação portuguesa se disseminasse por toda a Bienal (e para além dos recintos expositivos). Os conteúdos originais do jornal Homeland foram cuidadosamente elaborados por uma equipa pluridisciplinar, reunindo cerca de 60 profissionais das mais diversas áreas — arquitetura, economia, sociologia, geografia, história, antropologia, fotografia, direito e design. Cada contribuição trouxe uma nova perspetiva sobre um problema que, se já era urgente em 2014, tornou-se ainda mais premente com o passar dos anos.

Por estas razões, sentimos que é nossa responsabilidade celebrar os dez anos do Homeland. Não só por celebrar aquilo que foi um formato de representação diferente de Portugal em Veneza, mas também como uma oportunidade para debater e refletir sobre os desafios enfrentados na última década e aqueles que ainda estão por vir. A partir da perenidade paradoxal de um jornal, um periódico que permanece, iremos fazer um balanço do passado para podermos idealizar o futuro.

Bio